segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corra!


     Introdução Histórica:

O Caminhante

Havia um homem que cujo nome foi perdido durante seu caminho, devido ao hábito diário ele passou a ser chamado por um novo nome “Caminhante”, como o próprio nome diz seu prazer e bem estar estava em caminhar todos os dias à tardinha, quando o sol estava mais calmo, ele aprendeu a fazer isso com seu pai, quando ele era criança com idade e força suficiente para fazer as caminhadas seu pai o levava em sua jornada, claro que por distâncias que pudesse suportar.

Durante suas caminhadas eles passavam por uma entrada de uma trilha, seu pai dizia sempre a ele:
- Quando você ficar maior nós iremos por esse caminho, eu nunca fui por ele, quero ir um dia, mas iremos juntos.
Todos os dias eles passavam por aquela entrada e o garoto lembrava seu pai:
- Papai quando eu crescer nós vamos por ali, não é?
- Sim meu filho, um dia iremos sim.

Eles caminhavam todos os dias e durante esse tempo conversavam, o garoto fazia muitas perguntas a seu pai que respondia com paciência, afinal ele sabia que era uma faze, a fase dos “porquês”, e a cada passo uma pergunta, sobre o caminho, sobre a caminhada, sobre as coisas.

Uma coisa que sempre intrigou o menino foi o fato de por mais que as pessoas soubessem o nome de seu pai, todos insistiam em saudá-lo como Caminhante.
­- Boa tarde Caminhante!
Diziam as pessoas que cruzavam seu caminho.

O menino foi crescendo, o tempo foi passando e as perguntas foram ficando mais complexas e o diálogo entre os dois mais intenso, os caminhos mais longos e por várias vezes mais difíceis, porém ao cruzar pelas pessoas a mesma saudação:
- Boa tarde Caminhante!

Agora adulto os dois todos os dias à tarde caminhavam e conversavam, um hábito que levou os dois a uma unidade tal que a saudação do pessoal do vilarejo mudou:
- Boa tarde Caminhantes!

Seu pai já velho como de costume saíram para a caminhada, naquele dia o pai e o filho pararam calados diante da entrada da trilha, os dois se entreolharam e nem uma palavra saiu, então sorrindo entraram pelo caminho novo.
Aquele caminho especial exigia muito esforço, era cheio de pedras, desníveis, curvas e lugares íngremes, naquele dia o velho caminhante não estava bem, passou mal e ali ficou.
Eles nunca terminaram o caminho.
O Caminhante chorou muito, mas mesmo depois da morte de seu pai continuou caminhar todas as tardes, só decidiu não passar mais por aquele caminho onde seu pai ficou.
Por mais que as caminhadas lembrassem seu pai, ele se sentia bem ao fazer, só o silêncio o incomodou por um tempo, algo que ele demorou um pouco para superar.

Seu sábio pai durante as caminhadas sempre o instruía sobre todas as coisas da vida e uma delas foi sobre o fato de que um dia ele ficaria sozinho na caminhada, mas um ensinamento importante o Caminhante aprendeu de seu pai:
- Meu filho, quando eu não estiver mais aqui, mesmo assim você não estará só, Deus sempre estará com você, confie nele, e acredite, quando se sentir realmente só, quando as coisas ficarem difíceis poderá ouvir sua voz.
O caminhante sempre esperou esse dia, e se perguntava se realmente um dia ouviria a voz de Deus.
Mas houve um dia especial para o Caminhante, esse dia mudou sua vida completamente, seu nome e sua vida seriam transformados para sempre.

À tardinha foi fazer sua caminhada, lembrou-se de seu pai como sempre, mas aquele dia sentiu muitas saudades, a dor na alma apertou muito, durante a caminhada ao passar pela entrada da trilha onde seu pai havia ficado ele parou e ficou a olhar.
Dentro de si uma sensação de dor e vontade de mudar, envolveu seu interior, começou a relutar com uma estranha vontade de entrar na trilha.
De um ímpeto deu o passo em direção à entrada e seguiu adiante, seus pensamentos ficaram cinza, lembro daquele dia, lembrou de cada passo dado com seu pai, até chegar ao lugar onde seu pai caiu, ele parou ali por um tempo, olhou para o chão, olhou para a trilha adiante e resolveu seguir.
Seus pensamentos se misturavam entre a dor da perda e a curiosidade que o caminho proporcionava já que não dava para ver muito longe.
A trilha foi ficando apertada como seus pensamentos e por alguns momentos o Caminhante questionou o ensinamento de seu pai sobre a presença e a voz de Deus, a trilha repentinamente se encheu de pedras e ficou quase impossível caminhar.
Por um instante ele sentiu que não estava só, a noite estava chegando rápido, a trilha estava se fechando pela mata e as pedras continuavam a perturbar seus passos.

Repentinamente o chão ficou vitrificado, um liso de mármore polido, um verdadeiro espelho e o Caminhante ouviu A Voz pela primeira vez:
- Caminhante! Corra! Corra o mais rápido que puder! Corra!
O caminhante sabia que era a voz que esperou tanto e começou a correr, correr, correr, cada vez mais rápido.
A luz sumiu totalmente e ele ficou às cegas, mas não parou de correr, quando em seu interior houve medo e seus pensamentos começaram a dizer para parar, a voz disse novamente:
- Não pare corra!

O caminhante continuou a correr pela escuridão, tão rápido quanto pode e seus medos sumiram, mas a voz novamente falou:
- Salte!...

Ninguém mais viu o Caminhante depois daquele dia, mas algo deixava as pessoas daquele lugar muito intrigadas, um grande pássaro, muito grande que sobrevoou por alguns dias aquele vilarejo, o pássaro voava tão alto que não dava para identificar sua espécie, somente que nunca um pássaro tão grande que voasse tão alto foi visto naquelas redondezas e depois daqueles dias, ele foi embora.

Texto: Isaías 40:29-31 “... Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam...”.

01 – Cansado?  Sem vigor?

Uma característica de quem está cansado é a reclamação.
Reclamamos demais, murmuramos demais.
Tudo está ruim.
Sinceramente é uma desculpa para interromper o que se está fazendo de correto.
Já percebeu que aquilo de devemos fazer é a primeira coisa que interrompemos ao menor problema, concernente ou não?
Já observou que todas as vezes que temos um problema ou passamos por uma situação que nos consome, a primeira coisa que interrompemos ou rompemos são os trabalhos com a comunidade?
Já observou?
Que quando estamos em guerra e cansamos, a primeira folga que pedimos é da igreja?
Rompemos o ciclo, quebramos os pactos, e o propósito de Deus para nós é abandonado.
Tenho uma notícia boa para nós.

“... Se você está cansando e ficando fraco e isso tem impedido você de continuar o que é preciso continuar é porque ainda não está ouvindo a voz de Deus...”.

Você acha mesmo que desistir, que parar, que pausar vai trazer descanso?

“... Não percebeu que nossa luta não termina depois da folga da igreja?...”.

“... Enquanto nossas atitudes de contenção estiverem baseadas nas fraquezas e cansaços jamais experimentaremos a força de Deus em nós...”.

“... Só seremos renovados, só receberemos força de Deus se nossos cansaços e fraquezas nos levarem para Ele...”.

“... Um raciocínio lógico: Se Deus ai invés de dar folga dá renovo e força é porque o que o que estamos fazendo não pode parar...”.

Não podemos simplesmente:
Deixar de convidar – Pessoas estão indo para o inferno todos os dias, em algum desses dias poderá ser alguém de quem você realmente goste.
Deixar de adorar – Deus habita no meio dos teus louvores, como Ele vai fazer morada em você?
Deixar de trabalhar nos ministérios da comunidade – Porque vamos colocar mais peso nas costas dos nossos irmãos que trabalham?
Deixar a fidelidade – A comunidade não deve crescer? É isso que dizemos quando abandonamos a fidelidade, que não queremos que ela cresça.
Deixar de congregar – Seu irmão precisa de você, como está.


    Desfecho: Isaías 40:30-31 “... Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
       31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam...”.




Nick Vujicic



Ficar com raiva de Deus pelo que não tem ou agradecer pelo que tem?

Não faz sentido em ser completo pelo lado de fora, quando se está quebrado por dentro.

Deus pode curar sem mudar as circunstâncias.

Confiamos em Deus?

Comece a correr, corra!
Corra o mais rápido que puder!
Depois salte!

É uma questão de confiança, saltar é fé, saiba que ai invés de cair irá voar!

“... A partir do momento que confiar em Deus (os que esperam no Senhor) as forças se renovam, independente das circunstâncias, são mudanças por dentro...”.

“... Está difícil de caminhar? Suba com asas, como águias, bem alto, mais alto!...”.

“... Anda que precisar correr, ainda que caminhar, o cansaço e a fadiga não te farão parar, não interromperão seu objetivo...”.

“... Para ir além, muito mais além, só em Deus, só esperando N’Ele...”.

Se você está cansado, lembre-se do Caminhante, lembre-se do Nick, pense em você venha para a confiança em Deus.
Chega de fazer por você mesmo.
É hora de começar a ouvir a voz de Deus.

Mas não se assuste, se está difícil, se está cansado, Ele vai te mandar correr, então corra!
Corra o mais que puder,
Então SALTE! E Voe!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Deixa Deus preparar seu café da manhã



Introdução Histórica:
O que vou contar agora foi uma experiência que tive, só eu vi, só eu ouvi, não espero que acredite, também não acreditei quando aconteceu, mas sei o que passei, se acreditar poderá acontecer com você, e uma observação, não aconteceu comigo por ser alguém especial, aconteceu porque eu precisava muito, se você precisa muito, então acredite.

Um dia na madrugada tive uma experiência um tanto louca, estava dormindo eram umas 3:00 horas da manhã, do meu lado da cama tinha um criado e uma poltrona de leitura.
De repente acordei com alguém me chamando, sua voz era eufórica e feliz por estar ali, me chamava pelo nome e pedia para que eu acordasse, quando comece acordar estava com tanto sono que pedi pra Ele ir embora, mas Ele não parava de falar.
Parecia uma maritaca, ficou ali falando sem para comigo, e eu estava meio dormindo quando percebi que era o Abba, que era Deus ali, bem ali sentado na poltrona, me pedindo pra acordar e conversar com Ele.
Ele se comportava como um amigo feliz por estar ali e queria muito passar um tempo comigo, ao lado da poltrona tinha um violão, logo despertei com aquele conversa toda em meus ouvidos.
Quando despertei completamente Ele me fez um pedido, pediu para tocar violão pra Ele e cantar minhas músicas, e cantar outras músicas eu logo disse que se eu fizesse isso minha esposa acordaria e me daria uma bronca.
Ele insistiu tanto que peguei o violão, quando dei o primeiro acorde:
 - A não! Vai tocar na sala! Eu quero dormir!
Então disse para Abba: - Não falei!
Ele riu se divertindo de tudo isso, parecia saber, ou melhor, sabia que isso iria acontecer, fui para a sala e começamos a cantar, ele parecia flutuar nas canções, expressava muito prazer por me ouvir cantar e eu sentia seus sentimentos, era um prazer incrível e inexplicável.
Foi tão bom que nem percebi o dia amanhecendo, conversamos tanto em meio as canções e quando o dia começou a chegar Ele me pediu para fazer um café e tomarmos junto, enquanto fazia o café e preparava a mesa, Ele conversava comigo, como um verdadeiro amigo.
Sentia tanta paz, tanto amor, nem me lembrei dos meus erros, não tive medo, só paz e amor Ele disse que estava preparando coisas novas para mim.
Quando terminamos o café fomos para o quintal ouvir o começo do canto dos pássaros e Ele me lembrou do texto de Davi no Salmos 108:2 – Quero acordar a alva...
Cantamos juntos esse texto, podia ouvir sua voz e eu disse: - Acordamos antes da alva! Foi muito bom! Obrigado por esse tempo!
Ele se foi como presença sobrenatural e pousou em minha alma.
Foi a minha primeira experiência de intimidade real, antes desse dia, tive muitas experiências com Deus, mas essa foi a primeira vez que Abba se apresentou pra não fazer exatamente nada ou fazer exatamente tudo, Ele não veio me entregar uma profecia especial ou uma revelação, Ele simplesmente queria passar um tempo comigo, cantar, conversar e tomar café juntos.
Como disse você não precisa acreditar, se acreditar, não sou especial, nem “santo”, sou comum, e como homem comum, posso afirmar que o Abba também quer passar momentos assim com você, independente de quem você é, seus erros, sua religião ou fé.

Texto: Salmos 127:1-2 “... Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 - Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele dá aos seus amados enquanto dormem...”.

Como vai a vida?
Correndo atrás?
Já teve a sensação de o que está fazendo não vai dar em nada?
Já experimentou a decepção de fazer, fazer, fazer e nada acontecer?
Percebeu que por mais que faça, no final, não houve resultado?
Você anda muito preocupado com o amanhã?
Que tipos de pensamentos te tiram o sono?
Já observou que por mais que consiga, não satisfaz?

Correndo atrás é uma expressão muito usada hoje para dar a ênfase de que estamos fazendo alguma coisa pelo futuro.
É uma expressão de que não somos acomodados, que aquele que não corre não conquista.
Realmente estamos conquistando?
Realmente temos vitórias em nossas conquistas?
Qual é o seu propósito debaixo deste sol?
Nasceu para correr atrás? Só isso? Correr, correr e correr? Isso não é coisa de cachorro que corre atrás do caminhão de lixo?
Ocupamos todo o nosso tempo com todo o tipo de correria, e o que estamos conquistando de fato além do stress e insatisfação?

O correr atrás é um vício poderoso, quando atingimos nosso objetivo, logo aquele objeto de desejo é pouco valorizado, colocamos um novo “alvo” para atingir.

Você já desfrutou do que conquistou?
Está desfrutando? Já percebeu que está lutando sozinho?


01 – O Senhor tem edificado sua casa?
Que casa nós temos edificado?
De que adianta correr, correr e correr, se Deus não estiver no centro de tudo?
Você pode afirmar que tem a capacidade de realizar, e tem, mas que adianta realizar sem Ele?
Temos trabalhado à toa, e hoje é o dia de finalizar nossos afazeres pessoais por um bem maior.
Chegou a hora de nossas conquistas serem sólidas em Deus.
Chegou a hora de parar de correr atrás do vendo.
Talvez você pergunte: E minhas conquistas? E o que já realizei?

Texto: Mateus 6:19-21 “... Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Onde está o teu coração?
Você tem ajuntado tesouros no céu?

  02 – O Senhor tem guardado sua vida?
Esta semana um jovem universitário havia acabado de comprar um carro blindada, e como segunda opção, foi escolhido por bandidos para um roubo, o alvo era seu carro, ao tentar reagir foi baleado e morto.
O assaltante réu primário está respondendo em liberdade, sua expressão de indignação:
- Ele reagiu ao assalto!
A declaração do advogado de defesa:
- A profissão de assaltante tem ética!
E por fim seu sorriso malandro de felicidade por sair da delegacia sem a prisão que lhe é merecida. Réu primário porque ainda não tinha sido pego, quantos ele matou?

De que adianta um carro blindado se uma hora teremos que sair de seu interior?
“... Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela...”.

Texto João 6:27 “... Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo...”.

   Desfecho: Salmo 127:2 “... Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele dá aos seus amados enquanto dormem...”.

 – Que parte de nossas vidas tem sido inútil?

O primeiro texto foi declarado por uma das figuras mais importante de Israel, o Rei Davi.
Davi foi o libertador de Israel.
Davi um típico trabalhador, um pastor de ovelhas, de suave semblante, baixa estatura sem descendência nobre ou herdeiro de fortuna.
Foi escolhido por Deus para libertar Israel porque em sua vida escolheu fazer tudo junto com Deus.
Quando o profeta Samuel foi até a casa do pai de Davi para localizar o escolhido de Deus para ser Rei, e olhava para o irmão mais bonito, forte e alto Deus declarou:

I Samuel 16:7 “... Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração...”.

Sabe o que passava no coração de Davi?

I Samuel 17:34-37 “... Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho,
35  eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.
36  O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
37  Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo...”.


Que parte de nossas vidas tem sido inútil?
Que parte de nossas vidas estamos desperdiçando com os próprios interesses?
 Onde temos colocado o nosso coração? Em qual tesouro?
Tenho uma afirmativa bíblica desse homem para você:

Salmo 127:2 “... Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele dá aos seus amados enquanto dormem...”.

É uma das mais lindas declarações de amor de Deus para com o homem.

Enquanto dormimos:

Deus prepara o nosso caminho.
Deus busca o nosso alimento.
Deus guarda nossa casa.
Deus traz cura para nosso corpo.
Deus cura nossa alma.
Deus salva nossa família.
Deus constrói nossa casa no céu.
Deus prepara surpresas.
Deus faz o pão de queijo e prepara o capuccino.

Enquanto você dorme Ele faz porque te ama.

“... O Problema está em nossa fé teórica e teológica, está em nossa reposta rápida e decorada baseada em Hebreus 11:1, sabemos, mas não vivemos...”.

“... Não adianta as declarações que vivemos de fé em fé, sem relacionamento íntimo com Deus é impossível ter fé...”.

“... Fé não é uma definição técnica como a de Hebreus 11:1, é confiança, é intimidade, baseia-se em companheirismo, em segurança que se adquire por vivência e não por palavras...”.

“... A fé só vem pelo ouvir da pregação da Palavra de Deus quando essa pregação é verdadeira, a fé só virá se ensinarmos o povo a ir para Deus e ter relacionamento íntimo com Ele...”.

“... A declaração de Davi sobre Deus era resultado de intimidade, ele sabia que enquanto dormia, Deus preparava tudo, sabia que Deus o guardava no sono, na vida...”.

“... Como podemos ter intimidade com Deus morrendo de medo de seus castigos?...”.

“... Na verdade a religião fez o trabalho sujo do inimigo, pregou uma falsa palavra, plantou sementes de medo em nossos corações, agora não confiamos em Deus, acreditamos apenas, sabemos que ele faz, mas temos medo de chegar perto porque inventaram que Ele castiga...”.

“... A maior vitória do inimigo sobre o povo de Deus foi fazê-los acreditarem que Deus age como um fiscal, pontuando todos os nossos erros e compensando nossos falsos acertos...”.

“... Faz muito tempo que a igreja se esqueceu de viver pela graça, apenas a conhece teoricamente, como a fé, não vive na fé, não vive na graça, acredita que a fé chega quando estamos sentados ouvindo uma pregação, acha que a fé acontece pelo bom comportamento, acredita que a fé vem pela prática do bem...”.

A igreja pensa que tem tudo sobre controle, que pregando ameaças ao invés de graça, o povo obedece, importante saber povo não é gado, praticam o bem enquanto o líder vê e não por escolha ou por relacionamento.

Fazem o certo por medo do que o líder pode fazer, por medo do “gancho” do “banco”, obviamente se o líder não ver não tem punição.

Que absurdo!
É para isso que fomos chamados?
Fiscais do Reino de Deus?
Cadê a liberdade?
Onde estão os maduros na fé?

Como amadurecerão se são dependentes de líderes mortais, de líderes fiscais?
Líderes que não são capazes de enxergar os próprios erros? Desculpe a expressão popular, mas são os macaquinhos sentados em seus próprios rabos apontando os dos outros.

 “... A igreja “acha” que tem o controle e o perdeu faz tempo, não consegue ver que a cada dia que novos chegam pela porta da frente, os membros saem pelos fundos...”.

Diante disso como podemos confiar nessa “massa falida”?

Como podemos confiar que Deus dá enquanto dormimos? Se a igreja prega que Deus dá somente para aqueles que fazem o bem?

Como podemos acreditar que Ele nos ama, que não está bravo conosco por alguma coisa?

“... Sabe o porquê que vivemos sozinhos? Por que bem lá no fundo acreditamos na falsa verdade que Ele não nos ama, que ele não nos ama porque sempre fazemos as coisas que o desagrada e que merecemos a solidão e o castigo...”.

“... Chegou a hora de romper com essas mentiras e confiar em Deus...”.

“... Pessoalmente sou o mais errado dos meus próximos, nessa pregação de falsa fé jamais receberei alguma coisa da parte de Deus, sequer mereço o céu.

Sou um agraciado, sou um condenado a morte que recebeu do governador um perdão total.

Sou cidadão que precisa muito dessa graça, sem ela não tenho o padrão religioso para ser alguma coisa na igreja.

Sem a graça não serviria nem para limpar os banheiros, quanto mais para deixar registro desse texto.

Não estou me importando com os ‘líderes amigos’, me batizei aos 9 anos hoje tenho 41, nunca me desviei da igreja, e nunca estive perto de Deus, não conseguia entender como as pessoas conseguiam ser ‘tão santas’ e eu tão pecador.

Por mais que eu tentava “ser como eles” com seus acessos especiais a Deus, não conseguia vencer meus erros, me sentia inferior, impotente diante desses “homens de Deus”, hoje pergunto: Homens de Deus? E quem não o é? Ser “homem de Deus” é fazer sinais, pregar poderosamente, então a maioria da massa está perdida? Pra onde vão os “inferiores”?

Para os pastores eu sempre fui a ‘ovelha negra’ queriam meus dons, minha voz e minha música, mas não queriam as minhas perguntas, nem meus comportamentos.

Sempre tive dentro de mim um vazio, as vezes que tinha Deus perto eram momentos especiais, pelo menos eu pensava isso, meus líderes ensinavam assim e eles sempre eram ‘mais’ que eu, tinha ‘mais’ intimidade, ‘mais’ revelação, e eu era um lixo.

Fazem 2 anos que vivo pela graça e confesso que luto muito contra esses sentimento de acusação e desesperança que vivi a vida inteira, quando descobri a verdade sobre Deus e sua graça, perdi meu chão, perdi minha razão, quase fiquei louco, minha família chegou a achar que tinha ficado, o grupo de onde sou teve dificuldades em compreender essas mudanças.

Eu não conseguia entender que Ele me ama e seu amor é independente de tudo em mim...”.

Em João 3:16 A bíblia diz que Deus amou o mundo inteiro, Davi diz que Deus dá aos seu amados enquanto dormem, portanto Deus trabalha enquanto dormimos preparando o melhor para todos.

A questão está mais em receber o presente, a graça do que esperar que Deus se agrade em olhar para nós.
Não é uma questão de se agradar, é puro amor e pura graça.

Ele olha pra você!
Ele olha pra mim!

Comece a acreditar em seu amor, independente de seus erros, as coisas vão se ajeitando quanto deixamos Ele se aproximar.

Deixa Deus preparar seu café da manhã...


terça-feira, 7 de junho de 2011

Corra pra Ele


Introdução Histórica:

Você está cansado?
Estou muito cansado!
Expressão muito usada por todos, quando chegamos de um dia sofrido de trabalho, quando chega à sexta feira e a semana de trabalho ainda não acabou, quando os problemas nos cercam, quando a família luta.
Estou cansado, usamos quando as coisas vão mal, e os problemas nos sufocam a ponto de acharmos que vamos sucumbir à morte ou loucura.
É muito comum estarmos tão aflitos com as necessidades de atingir as metas da semana que, quando chega ao seu fim dizemos.
“Estou muito cansado.”
O mundo moderno tem nos sugado a vida, a paz, o amor, o prazer, a alegria, a paciência, a mansidão o domínio próprio.
Nossas cobranças de metas, escolares, de trabalho, de conquistas, têm nos levado a níveis de stress estratosféricos.
Interessante como na época de Jesus o mundo parecia girar tão devagar, tão simples, dá até vontade de viver naquela época.
Problemas tão simples, comuns, fáceis de resolver.
Hoje travamos verdadeiras batalhas, mas é uma ilusão de calmaria.
O mundo antigo com seus problemas simples era e estava como hoje, as mudanças acompanham o desenvolvimento e a velocidade.
Estou muito cansado!
Expressão de quem está estressado, com sobrecarga, pensando até onde chegará.
Tenho uma notícia para você, o mesmo Jesus que aliviava as mentes carregadas de seus fardos está aqui agora para ajudar você.

Texto: Mateus 11:28-30 “... Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 – Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve...”.

01 – Cansado? Sobrecarregado? - Verso 28
O Primeiro passo para a vitória sobre esses problemas que afligem o mundo é o reconhecimento.
É necessário assumir que o cansaço bate a porta e que a sobrecarga de responsabilidades está matando aos poucos.
O segundo passo é ir até Jesus.
Não se engane, por mais que tentemos agir por conta própria, quem consegue nos dar alívio é só Jesus.

02 – Aprendam com Ele - Verso 29-30
O fardo de Jesus é leve, ele está disposto a trocar de fardo com você.
O que ele pede é que nos acheguemos a Ele, seu amor incondicional estende até nós para uma vida mais leve.
Leve fardo Ele tem para aqueles que se achegam até Ele.
Ao contrário das religiões que hoje escravizam ao invés de aliviar, Ele é imutável, seu fardo sempre será leve, para oferecer alívio ao cansado.
Você está cansado? Experimente trocar com Jesus.

Desfecho: Isaías 53:5 “... Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados...”.

Quando falamos sobre fardo leve, fica muito subjetivo, distante, difícil de entender ou mesmo fazer.
É como uma sensação de impossibilidade, devido ao fato que na vida, na prática, o fardo humano é bem pesado, bem difícil.
Como carregamos pro muito tempo, pela vida toda, ter um fardo leve fica difícil de conceber.

Mas é exatamente esse o desafio apresentado aqui e são 2:

O Primeiro diz respeito a aqueles que já tiveram essa experiência e devido às correrias da vida, se esqueceram de que Ele continua aqui, de braços abertos esperando para fazer a substituição de fardo pesado para fardo leve.

Isso me faz refletir:
Se nós que já experimentamos o encontro real com Jesus, estamos sobrecarregados hoje, quanto mais àqueles que ainda nem sabem que existe alguém capaz de dar alívio a todo esse sofrimento.
Faz-me pensar no que estamos fazendo para que essas pessoas encontrem Jesus.
Faz-me questionar o que estamos fazendo com nossos dias, e porque somos tão egoístas para impedir que outros sejam aliviados de seus pesos.

Que desculpa estamos dando para não atrair as pessoas a um convite de amor?
Seria o Fardo do Tempo?
Seria o Fardo da Faculdade, da Escola?
Seria o Fardo da Família?
Seria o fardo do trabalho?
Até quando vamos deixar que as pessoas vivam com esse fardo pesado, enquanto folgamos o suficiente para nos entupir de atividades e situações?

A graça que recebemos não deve ser passada adiante?
Somos tão ingratos assim?
Fomos sarados por Jesus, seu caminho para a Cruz nos trouxe cura e alívio.
Onde estão nossos amigos, se é que temos algum?
Ou já nos tornamos tão ignorante em relação à fé que, amigos agora só os d a fé?
Que fé?

“... A fé sempre tem que salvar, caso contrário não é fé, é religião...”.

O Segundo diz respeito ao primeiro encontro real com Jesus e a troca de uma vida difícil, pesada de pecados e problemas pela vida livre de Jesus, inda que enfrentando problemas, mas agora com um colo onde repousar a cabeça.
Como diz a canção “Novo” tem alguém batendo na porta lá fora, esperando pra entrar e fazer de sua vida um milagre.

Texto Apocalipse 3:20 “... Eis que estou a porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo...”.

Abra a porta e deixe Jesus entrar, trocar de fardo com você e trazer paz.