quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vamos dar uma volta?

Introdução Histórica

O que você imagina que Deus pensa a seu respeito?
Você acredita que Ele te vê? Refiro-me à individualidade do seu ser, a pessoa que você é, constituição emocional e espiritual, você acredita que Deus te vê?

Deixe-me reafirmar, a lógica e a doutrina nos ensinaram que Deus nos vê, que Ele sabe tudo de tudo e de todos e que o mínimo do pensamento contrário a essa verdade imutável atrai a “a Ira de Deis sobre os filhos da desobediência”, portanto, a resposta óbvia de qualquer religioso é um sonoro “Sim” – Claro que acredito que Deus me vê, Ele sempre vê tudo...
Podemos até responder na teologia moderna de intimidade que “... Ele é meu grande amigo anda sempre comigo, Ele me vê sim...”.

E a pergunta que segue:
Você acredita mesmo que Deus te vê?
Seja sincero pelo menos uma vez, seja consigo mesmo, não precisa responder ao mundo, ou ao seu líder espiritual, ou a alguma pessoa que espera de você uma resposta afirmativa, ou mesmo para manter a aparência religiosa que criamos ao nosso redor para que as pessoas nos admirem e respeitem.
Sabe aquela capa de “santidade” que vestimos? Ou aquela auréola apertada que insistimos em colocar na nossa cabeça grande?

Se formos sinceros, verdadeiros conosco mesmo diremos:
- Não acredito que Deus me vê!
- Imagino que Deus não vai muito com minha cara, apesar de que eu sou “muito presente na igreja e ativo na obra, achoe que ele deveria me dar mais atenção!”.
- Diante de tentos erros e pecados escondidos, com certeza Ele me vê e vira seu rosto, não tenho condições de ser olhado por Ele, prefiro que minha vida se misture à multidão!

Digressão iniciada: “... Quanto mais eu vejo os comentários em minhas mensagens postadas na internet, percebo o quanto o mundo está religioso, nocivamente arraigado às suas placas denominacionais e completamente distantes do amor de Deus, afinal, os tais ofendidos do Reino, ou defensores da igreja, nada mais provam o vazio de contexto e inteligência espiritual. Vejo pessoas exclusivistas da presença de Deus, vejo irritadiços esbravejando desaforos cujo coração empedernido tenta bater no peito e gritar que é culpado e que o tal “texto ofensivo” é verdadeiro...”.

“... Jesus não falava o que os religiosos gostavam de ouvir, ele falava às multidões vazias que já estavam cansadas das palavras da igreja falida, igreja essa que o matou com humilhação tortura e requintes de crueldade. Martin Luther King tem uma frase célebre: ““... Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa...”, sendo assim não tenho nem terei a pretensão de agradar a todos, aqueles quem a verdade desnuda a sujeira embaixo do tapete sempre estarão de plantão para revoltar, criticar, ameaçar e tentar matar, também não me comparo ao Salvador ou aos mártires eles são meu modelo, de qual lado dos grupos você está é o que realmente importa...”.

“... Deus não enxerga religiosos ou títulos eclesiásticos, ou mesmo nossa atuação no seu Reino, Ele enxerga nossa alma, criada por Ele e ferida pelas circunstâncias da vida, Ele enxerga nossa alma deformada, pecadora e narcisa...”. Digressão encerrada.
Texto: Gênesis 15:1-6 “... Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.
5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.
6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça...”.

  01 – Você confia em Deus como escudo?

Vamos entender, a bíblia diz que Abraão é nosso pai da fé, que o conceito de fé é modelo em seu ser, mas olhando rapidamente o texto vemos um homem frustrado, deprimido e desanimado com sua vida.
Ele tinha bens, era respeitado, tinha autoridade e a mulher perfeita, porém estéril, havia um pensamento que não saía do coração desse homem, ele iria deixar todos os seus bens para um parente próximo, não tinha esperanças e expectativas, já havia ficado velho, não se via mais com filhos ou netos, havia uma frustração muito profunda.
Quando deus falou sobre galardão, Abraão foi logo falando de seu interior ferido, ele se abriu com Deus, respondeu mesmo, para nossa cultura religiosa de cabresto, isso foi uma “rebelião” uma “feitiçaria”, mas Abraão não tinha mais nada a perder, o que poderia acontecer a ele era a morte, não temeu, falou:
- O que você está querendo me dar?
Existe algo mais importante que um herdeiro?
Acaso preciso de mais alguma coisa? Existe algo ainda mais surpreendente entre os homens que não possua?
Mesmo que exista, para quem deixarei, já que tenho pouco tempo de vida?
Você quer me dar um galardão, com todo o respeito, eu prefiro um filho!
Não quero deixar suas bênçãos para um parente próximo!

  02 – Deus respondeu logo:

Interessante como o chão não abriu e engoliu a Abraão, ou caiu fogo do céu e o consumiu, afinal ele “ousou” dizer o que pensa, não se ofenda, mas Deus sabe e sempre soube o que pensa a seu respeito, no começo perguntei se sabíamos o que Deus pensa sobre nós, agora afirmo que Deus sabe o que pensamos D’Ele.
Nem por isso vai nos matar, nem por isso vai se irar a ponto de reagir à nossas conclusões decepcionantes sobre sua “omissa divindade”.
Não é verdade? Sempre que algo ruim nos acontece, lutamos para não dizer, mas achamos injusto, e o pensamento que segue é o grande: - Por quê?
Porque você não fez nada? Porque não me ajudou?

Sejamos francos, mesmo que seja consequência de nossos erros, achamos que Ele poderia ter feito algo...

Mas na sua maravilhosa graça Deus responde logo, nós que não o ouvimos mais, Ele tem interesse em nosso bem estar, a questão é que suas ações e respostas vão além de nossas circunstâncias de vida, enquanto enxergamos o hoje ele enxerga na eternidade, Ele vê o Fim desde o seu começo. É interessante como Deus reagiu, Ele colocou a mão sobre o ombro de Abraão e fez o convite:
Vamos dar uma volta?
Vamos lá para fora!

Abraão olha para cima, conte as estrelas, tente, assim como você não as pode contar, assim será tua descendência, incontável!

Esse é o Deus que conheço, calmo, não guardou o desaforo, não se irritou, sabia que de um coração amargurado não sairiam boas palavras, sabia que nada agradaria a Abraão e eu pergunto:
Como anda seu coração, está amargurado? Seja verdadeiro, se está, estão por mais que suas palavras sejam doces, existe veneno nelas.
Está na hora de se abrir com Deus sem medo e deixar que Ele responda logo e te leve para dar uma volta lá fora, te chamar para contar estrelinhas.

  Desfecho: Jeremias 29:11-14a “... Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro.
12  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
13  Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
14  Serei achado de vós, diz o SENHOR...”.

A resposta está na própria bíblia, esse sempre foi o pensamento de Deus a nosso respeito, e provou isso sacrificando seu filho, Ele sabe o que você precisa, e o que não precisa por mais que pareça necessário.

O Verso 6 de Gênesis 15 é cristalino, Abraão creu e isso foi atribuído como justiça!
O texto não disse que aconteceu algo, o texto diz que Abraão, mesmo amargurado, mesmo decepcionado com Deus, que mesmo revoltado pela situação visível cuja depressão se arrastou por quase cem anos, mesmo assim, com tudo contrário ele creu, Abraão acreditou em Deus.
A situação continuou do mesmo jeito, não foi um daqueles milagres que aparecem na hora, o mar não se abriu, ou chamas do céu caíram, simplesmente não aconteceu nada, e mesmo assim Abraão creu, Abraão creu na palavra, na promessa.
Eu pergunto, quantas vezes nos decepcionamos quando não acontece na hora?
Quando achamos que é injustiça?

Esse assunto de hoje é para te dar uma única notícia:

“... Deus tem bons pensamentos a teu respeito, a meu respeito, e mesmo que não tenhamos mais esperança, Ele continua a pensar o bem para nós, precisamos começara a crer...”.

Deus tem para nós uma esperança e um futuro!
Invoque, passe a orar a Ele, conversar com Ele, como Abraão conversou, franca e sinceramente, Ele vai ouvir, responder e você o encontrará!
Será um reencontro lindo ou talvez o primeiro encontro de um relacionamento maravilhoso com o Criador.
Creia em suas promessas para esse ano, para sua vida, para o homem, Ele é fiel e amoroso para cumprir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário