segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quer Ser Meu Amigo?




Texto: Lucas 16:1-9 “... E contou Jesus ainda aos seus discípulos: “Havia um homem rico que mantinha um administrador; este porém, foi acusado de estar esbanjando os bens do seu patrão.
2 – E aconteceu, que mandando-o chamar, o interrogou: ‘Que é isto que chega a teu respeito? Presta contas da tua administração, porquanto já não podes continuar com esta responsabilidade!’.
3 – Diante disso, falou o administrador consigo mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Trabalhar na terra, não tenho força; quanto a viver esmolando, tenho vergonha.
4 – Já sei o que farei para que, quando perder o cargo de administrador, as pessoas continuem a me receber em suas casas.
5 – Tendo chamado cada um dos seus devedores, indagou o primeiro: ‘Quanto deves ao meu Senhor?’.
6 – Replicou ele: ‘Cem potes de azeite’. Ao que o administrador lhe autorizou: ‘Toma a tua conta, assenta-te depressa e escreve cinqüenta!’.
7 – Em seguida, questionou outro: ‘E tu, quanto deves?’. Respondeu ele: ‘Cem
Tonéis de trigo’. E o administrador lhe orientou: ‘Toma a tua conta e escreve oitenta!’.
8 – Então o senhor elogiou aquele administrador da injustiça, pois agiu com sabedoria. Porquanto os filhos deste mundo são mais sagazes entre si, na conquista dos seus interesses, do que os filhos da luz em meio à sua própria geração.
9 – Portanto, Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas.
                                                                                                Versão: Rei James

1 – Os sagazes... Vs 1-7

Sagaz significa esperto e veloz, são pessoas capazes de resolver problemas complexos para conquistar e levar vantagem.
Quero abrir este tópico com um questionamento relevante quanto à parábola dita por Jesus.
Primeiro: “Foi o próprio Messias a contar uma história de corrupção!?”.
De acordo com os padrões de religiosidade existente, não estaria Ele, para não acusar de conivência, completamente equivocado?
Não foi infeliz na escolha da ilustração?
Onde está a ética e a honestidade?
Porque não me lembro de ter ouvido alguém pregar esse texto?
Ou mesmo um estudo sobre o tema?
Seria porque embaraçaria a figura do Jesus pregado todos os domingos?

Calma ai! Não vamos entrar em pânico! Não se assuste, vamos estender que tamanha graça o mestre das parábolas vem nos surpreender.
É incrível como Ele escolhe com precisão, e ao mesmo tempo, traz choque ao ouvido.
Por isso, tantos queriam matá-lo, e hoje ainda tentam..., com religiosidade, com a pregação das boas novas do evangelho tão simplista e manipuladora.
A questão não é a corrupção, mas a sagacidade, a forma como um verdadeiro corrupto se safou de ter sua ficha suja na praça e ainda de ser despedido.
Mas vamos mais fundo:
Um homem que não tinha mais nada a perder, que não tinha como se defender, cujos atos estavam propondo contra ele.
Um administrador que ao invés de administrar e dar lucro, ele estava esbanjando, esta parábola tem forte ligação com a anterior “a do filho pródigo” outro esbanjador, por isso sua seqüência.
“... Na parábola do filho pródigo Jesus nos mostra o amor incondicional do Pai, agora fechando seu raciocínio, Ele estende esse amor para os filhos, era uma crítica severa à religião da época e ainda o é hoje...”.
“... É uma crítica visceral à nossa pregação de um Deus de castigos, aquele velho ranzinza à procura da mínima falha para despejar sua fúria contida por ter criado o ‘bicho errado’...”.
“... É um repúdio aos nossos atos hediondos dentro de nosso mundinho religioso, é feito de forma a chocar o pensamento, anular explicações teológicas e ainda incluir a todos...”.

2 – O mundo está de cabeça para baixo... Vs 8

É engano meu ou o patrão daquele cidadão elogiou o que ele fez?
Ele elogiou sim!
Mas vamos aos fatos:
Uma antiga prática comercial judaica era aumentar excessivamente os preços, no caso de pagamentos a longo prazo. Isso para “evitar cobrança de juros” proibidos pela lei da Torá, especialmente entre os judeus (Dt 23:19).
O que o administrador fez foi ‘tirar o excesso’ para facilitar o pagamento, a renegociação das dívidas trouxe pagamentos à vista, conquistando um alto volume de recursos, o que agradou muitíssimo seu patrão aborrecido.
Para termos uma noção do que Jesus fala no texto em termos de volume financeiro, cem potes de azeite, corresponde à produção de 450 oliveiras, cerca de 400 litros de azeite puro, e nesse caso era colocado um valor ainda maior, para que no caso de reaver o produto não pago, compensasse o adulteramento do produto pelo devedor.
Cem tonéis de trigo correspondem à produção de 100 acres de terra plantada, 36.000 quilos de trigo colhido.

O administrador logo calculou e renegociou um volume grande de dinheiro, no papel ainda de administrador, ele “deu lucro” e inovou em negociações à vista.
Obviamente o seu patrão, não estava sendo lesado nessas transações, ou ele o colocaria na cadeira, se elogiou é porque deu lucro, sua forma engenhosa de negociar dívidas altas, tirou o dinheiro do bolso dos devedores para o credor e sem perdas.

Outro ponto importante é que se o administrador estava querendo fazer média com os devedores para ser contratado, lesando o patrão e beneficiando os devedores logicamente afastaria qualquer possibilidade de ser contratado por algum deles...

O mundo sempre esteve de cabeça para baixo, o homem tem especialidade em virar tudo e corromper, o patrão era corrupto, não cobrava juros, superfaturava as mercadorias, uma forma de burlar a lei de Deus.
O administrador que deveria ter dado a idéia de facilitar pagamentos, não estava a fim de enriquecer mais ainda seu patrão, resolveu experimentar como é ser rico, gastando o que não era dele.

O que Jesus fez foi abordar atitudes corruptas corriqueiras e transformá-las em ferramentas para sua filosofia alternativa.

“... Jesus simplesmente elogiou a sagacidade, a atitude, foi exatamente o que Ele disse: - Pelo menos ele fez alguma coisa...”.
E não parou ai: - Eles fazem alguma coisa, e vocês, filhos da luz?

O que fazemos em nossa própria geração?
Qual a nossa sagacidade em relação às trevas que nossa geração vive?

Eu respondo:
Criticamos os bares, as boates, as exposições, os teatros, falamos mal do governo, amaldiçoamos a televisão, nos comportamos como ET’s, afastando que deveríamos atrair, vigiamos os orkut’s e a vida dos outros, usamos o púlpito para apontar pecado e política.
Simples assim! Um nojo!

Graças à graça de Deus Ele não é o cara que procura os atos errados do homem, pois se tem gente que deveria ser castigada essa gente está dentro das instituições auto denominadas “igrejas”.

Cadê os sagazes da Luz? Esse é o grito da Sabedoria de Provérbios.
Pra dizer a real: Jesus tá dizendo que a gente é, no mínimo, uns lerdos, uns burrinhos, que me perdoem os animais “burros”...
Na linguagem coloquial Ele disse:
Alôô! Ele fez alguma coisa e você? Se liga, se mexe!!!

O mundo está de cabeça para baixo, e quem disse isso foi Jesus, ele começou esse bordão, seu pensamento avançado deduz que quem deve ser sagaz são os “filhos da luz”, afinal uma vez iluminados, vivendo com a “multiforme sabedoria”, era pra galera ser mais esperta, mais acelerada!

3 – Solidariedade Vs 9

Como diz um apresentador de televisão de nossa geração:
- Loucura, loucura, loucura!
Que me perdoe o apresentador, mas que disse isso foi o apóstolo Paulo, ao se deparar com as palavras de Jesus.
Entendi certo?
Jesus disse: Usai as riquezas desse mundo ímpio para ajudar o próximo?
Na tradução Contemporânea e a Corrigida está escrito: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça.
Na tradução Revista Atualizada: Das riquezas de origem iníqua fazei amigos.

Jesus não está dizendo para ser corrupto, já o somos, não adianta entortar o nariz, era o que faziam os fariseus, não conheço alguém que não leva vantagem em algo.
Não importa se é furar uma fila, avançar um sinal de pare, ultrapassar em local proibido, não pedir nota fiscal tudo é fruto de iniqüidade.
Vamos acordar do nosso sono de bela adormecida, o fato de sermos filhos da luz não nos tira da corrupção.
Você votou em um corrupto? Ou em alguém que mudou de opinião para ganhar votos? Já votou em um amigo?
Sabe o porquê da lei da ficha limpa?
Porque votamos em ficha suja!
Alguém antes de votar, procurou na internet pelo nome do candidato, se havia alguma ação judicial ou envolvimento?
Você já arrumou emprego por indicação?
Corrupção!
Sua empresa vende a prazo se juros? Cobrança de juros é errada do ponto de vista bíblico.
Você trabalha em uma empresa que cobra juros na venda? Então é conivente!

Está entendendo aonde Jesus quer chegar?
Tudo neste mundo é fruto de corrupção. Tudo está em conflito com Deus e seu amor incondicional, tudo mesmo inclusive eu e você.
Jesus é consciente disso, ele sabia e sabe que este mundo não pode ser mudado, que nossa vida está amoldada a ele, daí a necessidade de sua morte.
Pagar o preço pela corrupção foi o passo inicial para vivermos no mundo e sermos luz.

Mas vamos entender, Ele não disse para abominar a forma corrupta de como vivemos, não disse para sairmos do mundo, ele disse para usar todo o recurso disponível para ajudar o próximo.
Ele disse para usar toda a riqueza deste mundo em favor do semelhante.
É um nome lindo usado hoje, e pela falta dessa característica no homem, tornou-se profissão: Assistência Social.
Se todos tivéssemos um pouco, o mundo seria totalmente diferente.
Por ser uma profissão, agora é dever do Estado!
E parece que ouço no fundo do auditório, perto da porta:
Alôô! Cadê os sagazes? Gente acorda!
Parece que ouço Jesus desesperado, olhando a oportunidade de mais um se salvar pela ação social.
Acho que não entendemos direito:
 “... Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo...”. VS 9

Uma recomendação; usai as riquezas em favor do próximo.
Usamos? Como agimos quanto as nossas finanças e a ação da igreja para salvar o mundo?
Vou responder:
Somos avarentos e egoístas e por isso miseráveis!
E se eu começar a apertar o cinto nesta questão...

Desfecho: Os amigos.
Tem uma música do Chimarruts que adaptamos e cantamos em nossa comunidade:


SE A VIDA ÀS VEZES DÁ UNS DIAS
DE SEGUNDOS CINZAS
E O TEMPO TIC TACA DEVAGAR
PÕE A TUA MELHOR ROUPA,
BRILHA TEU SORRISO
VEM PRA CÁ, VEM PRA CÁ

SE A VIDA MUITAS VEZES SÓ CHUVISCA,
SÓ GAROA
E TUDO NÃO PARECE FUNCIONAR
DEIXE ESSE PROBLEMA A TOA,
PRA FICAR NA BOA
VEM PRA CÁ

DO LADO DE CÁ, A VISTA É BONITA
A MARÉ É BOA DE PROVAR
DO LADO DE CÁ, EU VIVO TRANQUILO
E O MEU CORPO DANÇA SEM PARAR
DO LADO DE CÁ TEM MÚSICA,
AMIGOS E ALGUÉM PARA AMAR
DO LADO DE CÁ

DO LADO DE CÁ,
A VIDA É AGORA,
VÊ SE NÃO DEMORA.
PRA RECOMEÇAR
         É SÓ TER VONTADE  DE FELICIDADE
PRA PULAR


“... Eu vos recomendo: ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas...”.

Ganhai amigos, em nossa comunidade temos uma palavra para ganhar amigos:
Chamamos carinhosamente de “planinhos”, quando dizemos, é porque nos juntamos com o objetivo de conquistar alguém para o “lado de cá”.

Interessante e prazeroso ouvir de Jesus para nós hoje:
Façam planinhos para ganhar amigos, porque quando o recurso acabar, esses amigos vos receberão com alegria nas moradas eternas!

Fiquei impressionado e emocionado com o que li!
Tantos amigos que ganhei aqui, e os que vou ganhar, já pensou? Uma fila de amigos que vão chegar primeiro no céu, irão até a porta de entrada e vão me receber, com felicidade, com gratidão, sorrindo, batendo palmas, abraçando e comemorando minha chegada!
Pense!!! Seus amigos vão chegar primeiro que você, pra te receber!
Felizes, gratos por serem escolhidos para serem seus amigos, gratos, pois por causa dessa amizade propositada foram salvos.
Entendeu que sua amizade salva vidas?
Que nossa comunidade vive nesse conceito de salvação pela amizade sincera? Que embora sendo alvos de todo o tipo de críticas, estamos no caminho certo?

Quando Jesus ressaltou a sagacidade do administrador, ele mostrou o movimento em favor de si mesmo, Ele usa essa ilustração e nos chama para o movimento em favor do próximo, em favor dos amigos, em favor da amizade.

Eu não tinha pensado nisso até escrever este assunto, mas vendo como Jesus vê, entre os anjos e os amigos, prefiro ser recebido nos céus pelos amigos que fiz aqui, um deles e o principal é Jesus, sei que será o primeiro na porta encabeçando a fila, é uma forma aconchegante de chegar.

Confesso que estou emocionado, não pela honraria, mas por saber que valeu a pena fazer amigos.
Deixei este tópico para o final, não pela lógica da seqüência do texto, mas pelo grau de importância e grandiosidade. Jesus escondeu um segredo, dentro de um texto digamos um tanto estranho e ao mesmo tempo explicitou tão claro como o sol.
Ele sempre deu valor à amizade, sua maior receita de salvação, não são os sinais, ou o poder, ou a revelação, sua maior receita sempre foi a amizade.

Diante disso agora que eu quero mais amigos, vai ser uma festa!
Vou estar lá para receber alguém que foi meu amigo para salvação, mas quando for minha vez de chegar serei recebido pelos meus amigos!
Pensou nisso? No céu a amizade vai continuar!
Quero muitos amigos perto aquele dia.
Quer ser meu amigo? É sério!



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Melhor de Todas as Escolhas



Texto: Lucas 10:38-42 “... Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39 – Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo o que ele ensinava.
40 – Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres. E aproximando-se de Jesus inquiriu-lhe: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado só com todo o serviço? Peça-lhe, portanto, que venha ajudar-me!”
41 – Orientou-lhe o Senhor: “Marta! Marta! Andas ansiosa e te afliges por muitas razões.
42 – Todavia, uma só causa é necessária. Maria, pois, escolheu a melhor de todas, e esta não lhe será tirada...”. Tradução King James

1 – Todos recebemos Jesus em casa... Vs 38

Esse é um fato quase unânime, de alguma forma, e em quase todas as religiões, se perguntarmos sobre Jesus, responderão que o receberam sim.
É o mesmo caso com Marta, foi ela que o recebeu em sua casa, Ela aceitou sua presença, e ao que tudo indica, devido ao fato dessa atitude altruísta, Jesus se tornou amigo intimo da família.
Foi devido à sua que Lázaro tornou-se um amigo amado e íntimo de Jesus, foi sua escolha que ressuscitou Lázaro, foi sua escolha...

Qual é a sua escolha?
Talvez respondamos de pronto: É claro que escolho Jesus!
Escolhemos mesmo?
Não seria essa escolha uma atitude religiosa, mecânica ou político/social?

Religiosa porque nascemos aprendendo a escolher para satisfazer as expectativas do Pastor, do Padre ou ancião, ou mesmo um patriarca praticante.

Mecânica porque foi automatizada em nosso sistema de defesa, implantamos isso como necessidade primária, talvez você pense:
- Mas não está certo? Não é uma necessidade primária?
- Sim e não! Precisamos de Jesus, precisamos muito mais e além de nossa compreensão, mas jamais pode ser mecânica, nunca pode ser automática.
Precisamos escolher, precisamos decidir com a razão e emoção.
Você ficaria feliz se lembrassem de seu aniversário e lhe trouxessem um presente? Você se alegraria se a pessoa lembrasse-se de você durante a semana e te ligassem ou enviassem uma mensagem?
Mas e se o lembrete de aniversário fosse programado em seu computador? Se soubesse que o presente de aniversário dado na empresa fosse uma ordem do departamento pessoal e cujo emprego estaria em risco, caso a funcionária responsável não o fizesse?

E se a saudação de aniversário foi enviada para seu email, por uma empresa cujo cadastro você mesmo preencheu e a mensagem em questão, nem passou pelos olhos de algum funcionário, mas foi executada por um programa de computador?
Você já recebeu um cartão de Feliz Aniversário, enviado por um político em véspera de ano eleitoral?
Vai me dizer que escolher Jesus é algo que tem que ser automático?

Político/social porque sempre tem alguém perto de nós que desejamos agradar, ou por assim dizer, “fazer média”, ou “pontuar”...
Achamos mesmo que o escolhido em questão está feliz com nossa escolha, sendo Ele objeto de interesse para um fim pessoal?
Você gostaria de ser um degrau na vida de alguém?
Jesus Objeto, essas são nossas escolhas.

Marta não recebeu em casa Jesus o Cristo, ou o Messias, O seu Salvador, Marta por tradição cultural recebeu um peregrino em sua casa, ela não tinha consciência revelada de quem era aquele homem.

No Maximo ela recebeu conscientemente um mestre peregrino, como um monge budista de aeroporto.
Com certeza ela não sabia quem era que estava em sua casa.

Você sabe quem é Jesus para escolhê-lo?

2 – Olhando nos olhos... Vs 39

O contraponto da questão de consciência revelada acima é que Jesus tem brilho próprio, sua voz é como a voz da vovó cantando pra gente dormir, ou como o cheiro doce do bolo de chocolate saindo do forno, ou então o cheirinho de café que entra pelas frestas do quarto qual desenho animado e quase nos leva flutuando para a cozinha onde a caneca está cheia, o pão de queijo quentinho, a mesa farta e a companhia amada à frente.

Era isso que estava acontecendo com Maria, estava “encantada”, aquela voz era como um copo d’água gelada em meio a um dia sequíssimo e quente, estava apaixonada por aquele homem estranho, de olhar doce, voz aveludada, sorriso puro e presença firme que traz segurança.
Como eu queria ver esse olhar!
Queria do fundo do meu coração estar naquele lugar, com inocência de alma, sem a contaminação da religião, da mecânica ou política/social, só estar ali, com a mente vazia de protocolos, sentado no chão, cotovelos nos joelhos segurando o queixo, completamente encantado, como uma criança hipnotizada pela história do bom contador.
Dá pra compreender que a situação já demonstrava um milagre, ela não sabia quem era Jesus e suas palavras estavam penetrando sua alma sedenta, ela nunca tinha escutado algo assim de alguém em toda a sua vida.

O verdadeiro amor fluindo no ambiente, sem expectativa alguma, só amor, ela não esperava nada de Jesus, não sabia quem ele era, ao contrário de nós, que se isso acontecesse hoje, com toda a nossa consciência religiosa, no mínimo lhe entregaríamos uma lista de necessidades como as crianças fazem para os Papais Noéis dos Shopping Centers, mesmo que em meio a cânticos de adoração e tudo mais. Isso me lembra dos nossos cultos e nossas igrejas...
Você realmente consegue olhar nos olhos de Jesus como diz a canção, se jogar em seus braços e sorrir em meio ao giro D’Ele conosco, rindo e sorrindo?
Conseguimos realizar essa façanha infantil, pura e desprovida de religião?



3 – A inquietação das escolhas erradas Vs 40

Quer deixar um irmão furioso é ter um irmão folgado, que fica com a dobrada tarefa de fazer o que o outro deveria.
Esse era o pensamento que enfurecia Marta, ela não deu confiança para Jesus, ela estava preocupada com a tribulação que ele trouxe, afinal, apareceu der repente, a casa estava suja, não havia nada especial para oferecer ao peregrino, e se os vizinhos soubessem que o peregrino não foi bem recebido?
E a tradição? Temos que receber como a um rei um peregrino!
Um dia nossa nação não tinha pátria e precisou de abrigo, devemos sempre dar abrigo a quem nos pede, essa é a lei...
“... - E a dona Zefa duas casas abaixo que espia tudo do muro baixo, já pensou se ela fica sabendo que um peregrino esteve em casa e a casa não estava preparada e a comida não foi bem servida?
A fofoca ia espalhar em toda a região...
E essa folgada ai, sentada, é uma preguiçosa mesmo! RRRR!
- Você não vai falar nada?! Explodiu Marta.
Manda ela me ajudar, to fazendo tudo sozinha! Quem ela pensa que é?...”

A questão que me chama atenção neste ponto de nossa peregrinação pelo texto é o que as nossas escolhas nos proporcionam.
Marta agora, de boa anfitriã, agora amarga, ranzinza, acinzentada, com o coração duro, raivosa, cheia de ansiedades e aflições por muitos motivos como disse Jesus no verso 41.

 “... O sentido das nossas vidas depende das escolhas que fazemos ao longo de nossa jornada...”.
“... São as nossas escolhas que norteiam nossas vidas, nosso futuro depende disso...”.

As suas escolhas estão te trazendo ansiedade e aflição?
Algo então está errado com suas escolhas.
Seja sincero se suas escolhas fosse outras, você estaria assim? Como Marta?
Você está amargo, ranzinza, acinzentado, coração duro, raivoso, ansioso, aflito?
Posso garantir, é o fruto de escolhas erradas.

Desfecho: Vs 41 – “... Orientou-lhe o Senhor: “Marta! Marta! Andas ansiosa e te afliges por muitas razões.
42 – Todavia, uma só causa é necessária. “Maria, pois, escolheu a melhor de todas, e esta não lhe será tirada...”.

O que tem te afligido?
Jesus estava ali, sua voz era a mesma ouvida pela Marta, mas ela estava com o coração tão poluído, com o pensamento tão atingido por muitas razões pessoais, e expectativas que não conseguia ouvir Jesus.
Conseguimos ouvir Jesus? Em nosso dia a dia?
Ou nossos pensamentos estão tão cheios de razoes pessoais que mesmo que Ele aparecesse em corpo, não o veríamos nem ouviríamos?
Como está sua vida?
O próprio texto é uma “orientação” de Jesus.

Como a música diz:
“... Troquei as cores ao redor pra te mostrar.
Criei formas pra fazer você ver e entender.
Eu tentei falar, dando sons a minha voz.
“Você não me ouviu, mas continuo a te esperar...”.

Percebo que Espírito Santo insiste nesse assunto, entendo que é prioridade para Deus se comunicar com o homem, se comunicar com você, comigo...
Tudo à nossa volta está envolto em sinais, nos chamando atenção para o seu amor incondicional, Ele continua a estender suas mãos...

“... - Uma só causa é necessária...” - Disse Jesus...

Qual é a sua causa?
Disse um pensador: Simplifique sua vida.
Pois eu digo que essas palavras são a expressão contextualizada do que disse Jesus para Marta.
“... - Você não precisa de mil razões, precisa de apenas uma...”.

A razão de Maria era e sempre será suficiente para quem tem sede, qual será sua escolha?
O próprio Jesus disse:
“- Ela escolheu a boa parte, não vou tirar isso d’ela, porque você não para tudo e senta aqui com sua irmã?”

Querido estamos cercados de escolhas todos os dias, corremos par todos os lados, desesperados, esperando um pouco de solidariedade, o Mestre dos relacionamentos nos diz em alto e bom som:
 “... - Para e senta, fica aqui comigo...”.

Sabe aquela voz é como a voz da vovó cantando pra gente dormir?

Ou aquele cheiro doce do bolo de chocolate saindo do forno?

O cheirinho de café que entra pelas frestas do quarto qual desenho animado e quase nos leva flutuando para a cozinha onde a caneca está cheia, o pão de queijo quentinho, a mesa farta e a companhia amada à frente?

É esse o convite!
Essa é a voz!
Essas são as cores que Ele trocou pra nos mostrar!

Ele continua a nos esperar...

Esse é o convite:
Sentar aos pés de Jesus e não sair mais...
Completamente “encantado”, hipnotizado pelo contador de histórias.
Ouvir a voz mais doce e aveludada do planeta.
Sentir as entranhas esfriarem do calor da vida dura, como o copo d’água gelada em meio ao dia quente.
Se apaixonar pela voz de um homem estranho, pelo menos para religião.
Encontrar o olhar doce, inexplicável.
Retribuir seu sorriso puro.
Se aconchegar em sua presença firme que nos traz segurança.
Ter um amigo verdadeiro.
Ganhar a paz que excede o entendimento.

“... Maria escolheu a melhor de todas as causas e não lhe será tirada...”.

E você? Qual causa vai escolher?