Introdução Histórica:
É uma das doenças que mais causa efeitos na sociedade, pior que as doenças infecto-contagiosas, ou DST’s, tratada com medicamento no campo da psiquiatria, o medo e conseqüentemente o assombro tem afligido as pessoas cada vez mais.
Você já sentiu medo? Assombro?
Já se pegou em meio à pensamentos sombrios e se apavorou com as coisas que teve capacidade de pensar? Já observou que esses pensamentos insistem em aparecer e tirar a paz?
Já teve medo de não dar certo? Medos da morte? Medo da vida?
Já ficou assombrado com a idéia de que agora que as coisas estão dando certo, alguma coisa vai acontecer para estragar tudo?
Você já observou que nossa luta sempre é contra esses sentimentos e que temos uma grande dificuldade em manter os bons pensamentos na mente?
Já observou que somos autodestrutivos, que se não vigiarmos vamos para as sombras com muita rapidez e temos uma imensa dificuldade em sair de lá?
Se fôssemos citar os medos existe uma infinidade deles, para cada situação de euforia ou alegria existem não somente um, mas vários medos correspondentes.
Por pior que pareça o diagnóstico, quando a ciência trata essa patologia sempre busca sua origem.
Não existe tratamento bem sucedido sem esse princípio, medo não se cura com medicamento, mesmo que se descubra um componente que devolva a sensação de paz, sem a localização exata da gênesis do medo na história do indivíduo não haverá sucesso no tratamento.
Uma das maiores dificuldades para os profissionais da saúde nessa área é exatamente localizar a origem do problema, tudo se trata a partir do início.
Exatamente nesse ponto é que quero desenvolver um raciocínio sobre os medos e assombros:
A gênesis está no próprio nome, está no livro de Gênesis, onde o pecado criou a separação entre o homem e Deus.
O homem e Deus tinham um relacionamento de amor incondicional, Deus criou o homem para ser seu filho, para aumentar a família, repentinamente o homem foi seduzido pelo desejo de poder.
O homem desejou independência, quis controlar o próprio caminho e isso o afastou de Deus.
Deus não o retirou de sua presença; obviamente porque não existe um só lugar no universo onde a presença de Deus não esteja, o homem pela primeira vez em sua vida sentiu medo e assombro.
Gênesis 3:8-10 “... Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
09 - E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 - Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
Seu medo não era a nudez física, mas a sensação que experimentou pela primeira vez de Assombro (Coberto de Sombra), foi a primeira vez na vida do casal que experimentaram a ausência de Deus, ausência da Luz.
Seu segundo sentimento foi o Medo, eles haviam quebrado o pacto com Deus, foram desleais a Ele e tiveram medo do que poderia acontecer “quando Deus ficasse sabendo” da infidelidade.
Essa herança genética vem através dos tempos e chega a nós sem a opção de excluí-la de nossa constituição.
Essa é a Gênesis do Assombro e do Medo, só existe uma forma de vencer esses sentimentos; fazer o caminho de volta para Deus, diferente dessa herança adâmica (errar e fugir) vamos aprender a vencer esses sentimentos a cada dia e ter uma vida de paz, alegria e amor independente das circunstâncias.
O texto parece simples, mas não é.
Infelizmente a religião fez o favor de nos fazer cantar e decorar esse texto sem profundidade que se requer para tomar posse de uma das mais poderosas heranças a que Deus veio devolver ao homem:
Uma vida sem medo e sem assombro.
Ao contrário do que pensamos, desde o Édem Deus vem amorosamente passear pela Terra na viração do dia, para conversar com o homem e estabelecer força, ajuda e sustento.
Essa é nossa constituição original, corrompida pelos vírus do medo e assombro.
Vamos examinar cada palavra e entender o que Deus estava e está dizendo.
Texto: Isaías 41:10 “... Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel...”.
01 – Não temas, porque Eu sou contigo.
Temor:
Medo
Falta de tranqüilidade.
Sensação de ameaça.
Assustado.
Ansiedade irracional ou fundamentada.
02 – Não te assombres, porque Eu sou o teu Deus.
Assombrado:
Caráter que desperta esse estado. (herança de Adão)
Coberto de sombra. (Ausência de Luz)
Sem alegria, triste,
Desanimado.
Aflito, cheio de terror.
Apavorado.
Melancólico: Estado mórbido caracterizado pelo abatimento mental e físico que pode ser manifestação de vários problemas psiquiátricos, considerada como uma fase da psicose maníaco-depressiva.
03 – Eu te fortaleço.
Fortalecer:
Tornar forte, fortificar.
Tornar mais resistente, reforçar.
Prover, com meios de defesa.
* Deus entrando no DNA humano e concertando sua construção, retirando fraquezas, criando defesas e reforçando a estrutura física, moral e espiritual.
04 – Eu te ajudo.
Ajudar:
Prestar socorro, auxiliar.
Tornar mais fácil.
Propiciar.
* Deus facilitando, propiciando soluções e socorrendo à medida que o homem se perde em sua busca.
05 – Eu te sustento.
Sustentar:
Evitar a queda, manter o equilíbrio.
Manter a resistência, agüentar.
Recursos necessários à sobrevivência ou manutenção.
Garantir e fornecer os meios necessários para realizar e continuar.
Alimento moral.
Proteger da ruína, defender, não entregar à derrota.
Insistir, confirmar, reafirmar
Encorajar.
Manter por um tempo maior que o normal.
* Sustentabilidade em Deus.
Fidelidade:
Característica daquele que é fiel.
Daquele que demonstra zelo.
Daquele que possui respeito por alguém.
Lealdade.
Honestidade, retidão, sinceridade
Constância no compromisso assumido, nos hábitos e atitudes.
Não contraria a confiança depositada, não quebra pactos.
Que acredita, que tem fé.
Que não se afasta da verdade.
Segurança.
Caráter de quem é inspirado por esses princípios.
* Nossa falta de confiança (fé) reside em nosso conhecimento autodestrutivo inadmitido. Acreditamos que Deus age como nós, que abandonou o barco e deixou a humanidade à deriva, é difícil acreditar e confiar que Deus tem uma “Mão Fiel” acreditamos mais que Deus tem uma “Mão Pesada”, castigadora e implacável.
Desfecho: I João 4:16, 18 “... E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
18 - No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor...”.
Em nenhum lugar da Bíblia o castigo faz parte dos atributos de Deus.
Ao contrário a Bíblia diz que Deus é Amor
Deus é Puro Amor
“... O que Deus mais deseja para você é uma vida longe do medo e do assombro, infelizmente o homem tem lutado contra esses sentimentos por toda sua vida sem aprofundar-se no problema real...”.
“... Medo e Assombro são causados pela ausência de Deus, os resultados disso no homem são devastadores, daí vem toda a maldade, insegurança, desesperos e toda sorte de sentimentos relacionados...”.
“... Pode parecer um jargão religioso, mas o homem só encontrará a paz quando voltar o seu caminho pessoal para Deus...”.
“... Seus assombros desaparecerão quando a Luz de Deus invadir o ambiente da alma coberta pelas sombras. Qualquer outro caminho é paliativo, não cura, só mascara a enfermidade...”.
“... O homem não encontrou um medicamento para as doenças psíquicas porque elas estão relacionadas à ausência de Deus...”.
Hoje e agora é tempo de correr para Deus, para sua luz, seu amor, sua paz, convido você a ir até Ele, com certeza não está te esperando com um chicote nas mãos por causa dos teus erros, está de braços abertos esperando pelo seu abraço, ansioso para te dar a cura que precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário